MR Sociologias da financeirização no Brasil, 20o. Congresso da SBS
A SBS aprovou a mesa redonda “Sociologias da financeirização no Brasil”, que será realizada durante o 20o. Congresso Brasileiro de Sociologia.
Associada ao Comitê de Pesquisa de Sociologia Econômica, a mesa contará com a participação de Rodrigo Cantu de Souza (UFPel), Simone da Silva Ribeiro Gomes (UFPel), Guilherme Figueredo Benzaquen (UFPE) e Samantha Sales Dias (UFRJ).
Confira o resumo abaixo:
A financeirização consiste na ascendência de mercados, atores e instituições financeiras, de questões financeiras de modo geral, no funcionamento da sociedade. Enquanto um processo multifacetado, esse fenômeno transborda o escopo de arenas disciplinares e de tentativas analíticas unidimensionais. Na literatura sobre o tema, destacam-se pelo menos três dimensões de estudo: o papel das finanças no nível macroeconômico e de longa duração em um regime de acumulação financeirizado; o impacto das finanças no mundo corporativo, com o imperativo empresarial de criação de valor para o acionista; a financeirização no mundo vivido de famílias e indivíduos, alterando aspectos práticos e simbólicos da vida econômica de classes médias e subalternas. O objetivo da mesa é discutir alguns horizontes de investigação sobre as diferentes dimensões da financeirização no Brasil, a fim de fomentar o debate sobre o tema em nossa experiência semiperiférica. As expositoras abordarão a formação da financeirização macroeconômica no país, com base no rentismo da dívida pública; a relação entre a financeirização e agendas repressivas na segurança pública; a financeirização da pobreza via incorporação bancária e creditícia em articulação com programas de transferência de renda; e a difusão e consolidação cultural de temas e práticas financeirizadas por meio da ação dos influenciadores digitais de finanças.
Mais informações em: https://www.sbs2021.sbsociologia.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=712


